Alergia ao Níquel...porque não é somente uma questão de estética. - Trianeiro

Trianeiro - Produtos Ortodônticos

Trianeiro - Produtos Ortodônticos

Blog

Alergia ao Níquel…porque não é somente uma questão de estética.

Alergia ao Níquel…porque não é somente uma questão de estética.

    Todos nós sabemos que, embora raro, uma pequena porcentagem de indivíduos pode apresentar algum tipo de alergia a determinados produtos provenientes de ligas de compostos metálicos que contenham níquel. Simples fios ortodônticos, braquetes metálicos e demais acessórios, instrumentos de trabalho para o tão desejado sorriso perfeito, podem tornar-se um pesadelo para profissionais e pacientes.

    Recentemente fomos procurados pela Dra. Rafaela Sara Zancanaro, que nos relatou estar com um caso clínico, cujo paciente ao utilizar fios convencionais de NiTi, fora acometido por um processo alérgico. Em consequência, a alergia, se alastrou-se por toda a gengiva, causando irritação e desconforto, conforme fig.01. Com o intuito de cessar a evolução da alergia, o fio in natura foi removido, no que se deu o retorno à normalidade do estado do paciente.

Fig 1. Notar gengiva avermelhada.

    Preocupada em buscar uma solução que associasse satisfação à segurança e integridade de seu paciente, deparou-se com o Fio IVORY – Trianeiro recém lançado no mercado. Por se tratar de um fio estético, revestido, com alta resistência superficial e grande performance quanto ao tempo de permanência sem descasque. Clinicamente testado com mais de 60 dias intacto na boca, permitiria um monitoramento seguro.

    Após a explanação do caso, constatando a importância e seriedade da situação, abraçamos a ideia e produzimos os fios especificamente para este caso. Recobrimos todo o perímetro do fio, de acordo com o tamanho da arcada do paciente. Nenhuma parte do fio poderia tocar os tecidos bucais, tão pouco espalhar os íons de Níquel, normalmente liberados na saliva.

    De volta ao consultório, os fios foram posicionados (fig. 2). O paciente orientado a observar e relatar qualquer tipo de reação alérgica, que por ventura pudesse aparecer, sendo monitorado por um período de 30 dias. Como resultado, no retorno para a troca do fio, toda a região bucal estava íntegra e o fio IVORY-Trianeiro intacto (fig. 3A e 3B).

Fig.2-Colocação do fio IVORY.
Fig.3A – Após 30 dias. Notar aspecto normal da gengiva.

 

 

 

 

 

 

Fig.3B – Fios removidos , intactos, após 30 dias.

 

    Obrigado Dra. Rafaela pela confiança depositada e por nos permitir fazer parte de algo maior. Casos como este nos dão a certeza de estarmos no caminho certo, onde o investimento, pesquisa e dedicação são de suma importância para o desenvolvimento de produtos que além de estética, possam trazer benefícios à saúde dos pacientes. Com isso garantimos a segurança e tranquilidade dos profissionais.

    Possui algum caso clínico semelhante? Entre em contato,  poderemos customizar os fios para você.

Compartilhe esse artigo

Endereço

Av. Onze, 1945 - Jardim Paulista, Rio Claro - SP, 13503-390

Telefone

(19) 3534-4242

(19) 99199-5305

Email

trianeiro@trianeiro.com.br