Relação entre braquete descolagem e atrito em ortodontia - Trianeiro

Trianeiro - Produtos Ortodônticos

Trianeiro - Produtos Ortodônticos

Blog

Descolagem e atrito em aparelhos ortodônticos

Descolagem e atrito em aparelhos ortodônticos

Trianeiro - Produtos Ortodônticos

          Para entender o atrito em ortodontia, podemos pensar em uma simples analogia. Ao caminharmos necessitamos que os pés exerçam uma força de atrito com o solo e vice-versa, assim podemos facilmente nos locomover. Neste caso é importante termos o atrito presente.  Com os aparelhos ortodônticos, levando em consideração a maioria das situações, necessitamos de menos atrito para uma  movimentação dentária adequada. Para isso vários materiais são pesquisados e desenvolvidos com o intuito de oferecer melhores deslizamentos durante o tratamento.

        Todos os materiais utilizados para a confecção dos braquetes, fios e ligaduras possuem vantagens e desvantagens. Os materiais poliméricos possuem grande versatilidade, pois estão constantemente sendo desenvolvidos e aprimorados com modificações em sua cadeia de monômeros.

          Alguns materiais ortodônticos promovem a redução do atrito. Vários trabalhos estão disponíveis na internet para leitura Comparison of the frictional resistance between archwire and different bracket system_ An in vitro study.  O importante é saber escolher o conjunto que melhor resultado ofereça para o seu trabalho. Possuímos a maior variedade de fios estéticos, que combinados com braquetes de policarbonato, cerâmica ou safira, poderão trazer benefícios nesse sentido.

            Um teste simples é pegar um modelo e colar braquetes ( policarbonato, cerâmica ou safira) encaixar o fio e prendê-lo com ligadura elástica ( faça isso somente em um dente) e puxar com a mão para que o fio deslize.Irá verificar a força que terá que exercer para o  deslizamento. Embora o ambiente bucal seja o meio ideal e adequado para o teste, fica a dica.

             Lembrem-se que quanto maior o atrito, maior será o índice de descolagem dos braquetes . Não levando em consideração os materiais e técnicas de colagem.

Compartilhe esse artigo

Endereço

Av. Onze, 1945 - Jardim Paulista, Rio Claro - SP, 13503-390

Telefone

(19) 3534-4242

(19) 99199-5305

Email

trianeiro@trianeiro.com.br